14 de fev. de 2012

O avô e o pai do 3D



Pouca gente sabe,mas a vontade de se fazer 3D em jogos começou cedo ,com os gráficos em vetores,que se utilizavam de linhas e formas geométricas básicas para dar a impressão de 3 dimensões ao invés de apenas 2. O primeiro jogo a usar vetor ,foi um dos que mais marcaram a era dos videogames,o famoso Asteroids ,originalmente para Arcade e Atari 2600,sendo refeito  e melhorado para outras plataformas, mas esse não é nosso foco.


Asteroids 




Star Wars 1983
Creio eu que o primeiro a ter simulado o 3D foi o Star Wars lançado para o Arcade em 1983,aonde você pilotava uma nave em primeira pessoa.







Mas não para por ai,vários outros foram criados levando a uma melhoria da utilização de vetores,e até hoje alguns jogos utilizam dos gráficos de vetores para dar uma sensação “retro” ao jogador.

Vector Runner para Iphone

Sem os vetores seria impossível realizar os polígonos que levaram ao 3D poligonal podendo este ser considerado como pai do 3D que vemos hoje em dia ,pode ser visto em Another World (Pc,Snes e Mega-drive) e Starfox (Snes).

Starfox (Snes)














Another World (Snes,mega-drive,PC)






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