13 de fev. de 2012

Survival Horror - como tudo começou


O jogo considerado como o primeiro a definir o Survival Horror verdadeiro foi  Sweet Home de 1989 para NES ,tendo sido usado como influência para Resident Evil (R.E).O game play era focado em resolver uma variedade de quebra-cabeças usando itens armazenados em um inventário limitado,enquanto lutando ou fugindo de criaturas horrendas ,que poderia levar a morte permanente de qualquer personagem,criando então uma tensão e uma ênfase na sobrevivência,também sendo o primeiro a tentar criar uma storyline assustadora dentro de um jogo,contada através de pedaços de um diário espalhado pela casa 50 anos antes dos eventos do game.Feito pela Capcom, o jogo viria a se tornar a principal inspiração para o outro jogo deles ,o R.E que pegou emprestado vários outros elementos como o fato de se passar em uma mansão,a tela de loading com as portas ,as animações das mortes,finais variados dependendo de quem sobreviveria , partes que deveriam usar 2 personagens,habilidades únicas para cada personagem,espaço para itens limitado,estória contada através de pedaços de diários e memórias espalhadas,ênfase na atmosfera, e uma brutal e horrífica sequência de imagens.Infelizmente esse jogo só foi lançado no Japão (Malditos japoneses,querem toda a diversão só para eles).Alguns consideram esse como o primeiro jogo do gênero Survival Horror.

Isto era bem pesado pra época














Em 1989 a Eletronic Arts  publicou Project Firestart, produido pela Dynamix. Diferente dos outros jogos em questão de gênero,era inspirado pelo filme Alien ,em um ambiente de ficção cientifica,mas lembrava os mais novos Survival Horrors de vários modos.


Em 1992 Infrogames publicou Alone in the dark que foi considerado como o antepassado oficial do gênero.O jogo tinha um protagonista solitário contra uma horda de monstros,e fazia uso do tradicional desafios de jogos de adventure,como resolver quebra-cabeças e achar chaves para conseguir acesso a novas áreas.Graficamente,Alone in the Dark utilizava de câmeras pré-renderizadas e estáticas que eram mais cinemáticas.Mesmo tendo a habilidade de lutar contra os monstros como em jogos de ação,o jogador também tinha a opção de bloqueá-los ou fugir.Vários monstros não podiam ser mortos ,deixando apenas a opção de usar as habilidade de resolver quebra-cabeças.O jogo também utilizava de um sistema de notas e livros como expositórios.Muitos desses elementos foram usados nos recentes jogos de Survival horros,portanto este jogo foi creditado como a possibilidade de se criar o estilo survival horror.

Em 1994, Riverhillsoft publicou o primeiro survival horror totalmente em 3D,chamado Doctor Hauzer para a plataforma 3DO.Tanto o personagem como o ambiente era totalmente renderizado por polígonos ,enquanto deixava o jogador mudar a vista entre 3 perpectivas : 3ª pessoa,1ª pessoa e o Overhead. Como a maioria dos jogos de survival horrors anteriores e posteriores,faltavam inimigos,mas a principal ameaça era a própria casa aonde o jogo se passava,com o jogador tendo que sobreviver as armadilhas da casa e resolver quebra-cabeças,também fez uso de som ,incluindo uma música de fundo que aumentava a tensão e mudava dependendo da situação,e o som dos passos do jogador ecoando que mudava dependendo da superfície,que seria utilizado de uma melhor forma em R.E. ,ele é considerado como um grande passo para o gênero pois melhorou a forma que Alone in The Dark era visto e calçou o caminho para o R.E.

O sucesso de Resident Evil em 1996 foi responsável pela  onda de Survival Horror games ,muitos referidos como “Clones de R.E.”.A Era dourada dos Survival Horrors começou com R.E e atingiu o pico com o lançamento de Silent Hill,seguido por um declínio ,anos depois,com os jogos enfocando mais a ação do que o terror em si.

                                               Essa cena marcou a vida de muita gente.

Queria dizer que na minha opnião ,o R.E deixou de ser survival horror no 4º jogo da série,aonde você atira mais e tem menos medo.
E aqui vão as minhas recomendações do gênero survival Horror (não vou recomendar os clássicos que foram citados) :

Clock Tower (Snes,Psx,Ps2)
Dementium: The Ward (NDS)
Dead Space (Pc,xbox360)
Parasite Eve (Psx)
Theresia: Dear Emile (NDS)
Dead Island (Pc/xbox360)

Apesar de Theresia e Clock Tower se parecerem mais com o gênero Adventure,eles dão medo o suficiente pra entrarem nesta lista.

Post de hoje foi recomendado pela Thais Lima.

Bonûs de Hoje : Top 10 games Débora Arruda :

 1 Resident evil, Dead Island : Matar zombies, taco de basebal com pregos, explodir cabeças e tal.
2 Franquia Mário : é infancia.
3 god of war :  mitologia grega.
4 top gear :  é corrida e eu gosto... e pq é infancia tbm
5 Casper :  é assustador 
 6 eternal daughter : as musiquinhas são legais e tem um ca valinho q desce em uma folha e grita Mííí
7 Skyrim : eu nem joguei '-' mas é foda... eu sei q é... dragoes... e tal...
8 snake : kkkkkkkk 
9 Mortal kombat : SANGUE!
10 black : eu gosto de atirar nas pessoas... mesmo q sejam as do jogo D: iuahdahe

Talvez Casper devesse entrar pra lista de Survival Horror né Débora Arruda.

Um comentário:

Lady. Thaís disse...

\o/

Jogos de terror são muito bons.

Essa lista sua ficou demais! *_*